MÃES E PAIS DE INCLUSÃO PROMOVEM REUNIÃO COM LEGISLATIVO MUNICIPAL

-Ascom CMSCC

Realizada na manhã de hoje(07) na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália, uma Reunião, solicitada pelos representantes das mães e pais de inclusão de Santa Cruz Cabrália, ou seja, as mães, pais e familiares que possuem entre os seus filhos ou parentes pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE's), promoveu uma série de questionamentos, cobranças e encaminhamentos aos Representantes do Poder Legislativo presentes.

Uma das principais pautas abordadas foi relacionada aos Projetos de Lei que previam a criação do Fundo Municipal das Pessoas com Deficiência (FMUDE) e o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMUDE). Encaminhados à Câmara pela Prefeitura no fim de 2017, os Projetos precisaram ser devolvidos ao Executivo para resolver questões referentes ao prazo de votação e encaminhamento, e até o fechamento desta matéria ainda não foi fornecido por parte da Prefeitura prazo para o reenvio das matérias à esta Casa.

Outra pauta em destaque foi a atenção e o tratamento dispensado aos PNE’s por parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), e da Secretaria Municipal de Saúde, que segundo informações dos pais e mães de inclusão, não só tem deixado de atender às reivindicações dos familiares, como tem falhado no fornecimento de vários serviços, como por exemplo o de fraldas e medicamentos.

1040x780

“A gente sai com a cadeira de rodas na rua, quase cai nos buracos, outro dia saí com minha filha na rua e ela quase cai, se caísse iria ficar por isso mesmo, já tem 6 anos que estou de volta a Cabrália há 6 anos e é sempre o mesmo problema, [...] a prefeitura poderia ajudar muito mais, têm horas em que a gente fica cansada” – Declarou Andrea Silva, mãe de uma criança cadeirante, que criticou ainda a falta de transporte para levar pacientes para a fisioterapia.

Estiveram presentes à reunião assessores do Vereadores Luciano Monteiro (PSL), Neném Abreu (PODE), Humbertinho (PSD) e Agrailson Carvalho (PSC), os Vereadores Cláudio Xêpa (PV), Flávio do Táxi (PROS), Indiara Passos (PDT), e o Presidente da Câmara, Romali Pairana (PSD), que citou a importância de nas próximas reuniões estarem presentes representantes do Poder Executivo. Todos os Vereadores presentes declararam total apoio às questões levantadas na reunião, e se comprometeram com dar seguimento à pauta reivindicada pelo coletivo.

O áudio da reunião estará disponível em nosso canal do Youtube.