1ª Sessão de 2018 é marcada por aprovação de Moção de Repúdio à demolição de monumentos.

-Ascom CMSCC

Com inicio por volta das 10:30, e término após as 13:00 horas, a 1ª Sessão Ordinária do 2º ano do Biênio 2017/2018 mostrou que o ano de 2018 será, ao que tudo indica, um ano de várias proposições e debates na Câmara de Cabrália.

Após o início da Sessão, alternaram-se na tribuna os Vereadores Agrailson Carvalho (PSC), Humbertinho (PSD), Cláudio Xêpa (PV), Josué Sampaio (PSD) e Romali Pairana (PSD), entre eles, as declarações convergiram para a abordagem de problemas do município, e pela declaração de independência com relação ao Poder Executivo.

No Pequeno Expediente (Período de votação das proposições parlamentares), os Vereadores aprovaram 49 pautas, sendo 48 indicações e uma Moção.

Moção de Repúdio:

Entre as proposições aprovadas, esteve a declaração, por parte dos Vereadores, do repúdio à demolição dos monumentos históricos construídos às margens da BR-367, na divisa com o município de Porto Seguro, em celebração aos 500 anos da 1ª Missa no Brasil, celebrada na Região de Coroa Vermelha.

Confira a íntegra da moção aprovada no texto abaixo:

MOÇÃO DE REPÚDIO Nº. 001/2018

Os Vereadores da Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália, subscritores da presente, no uso de suas atribuições legais, depois de ouvindo o Plenário, declaram a presente MOÇÃO DE REPÚDIO, À DEMOLIÇÃO DOS MONUMENTOS HISTÓRICOS NA DIVISA DO MUNICÍPIO.

JUSTIFICATIVA:

Os Vereadores da Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália, vêm, perante a sociedade cabraliense, externar o seu repúdio com relação à decisão tomada pela Justiça no último dia 21 de Fevereiro que determinou a demolição dos monumentos históricos, representativos da 1ª Missa, na divisa com o município de Porto Seguro.

Tais monumentos representam uma parte importante de nossa história, e são responsáveis por inúmeros benefícios à população, ao comércio local e ao turismo da região, e atraem diariamente centenas e milhares de turistas.

A Câmara Municipal está comprometida com a preservação ambiental, com o cumprimento integral das leis vigentes, e toda e qualquer determinação judicial, mas acredita que a manutenção das estátuas no local em que estão, poderá em sua permanência proporcionar benefícios inúmeros às populações locais, contribuindo ainda de forma direta para a sustentabilidade do município e na construção do turismo regional.

Agradecemos, certos da construção e uma cidade mais justa e sustentável, e em nome de toda a população cabraliense.

Subscrevem os Vereadores:

Agrailson Carvalho de Souza